sábado, 12 de abril de 2014

Oportunidade de negócio

Em virtude de um processo pouco claro que envolve o Arouca e a Câmara Municipal, o clube que este ano se estreou na I Liga vai ser obrigado a receber os seus adversários fora de casa até ao final do campeonato. Os arouquenses vêem-se assim obrigados a jogar em Aveiro, primeiro com o Benfica, já amanhã, e depois com o Gil Vicente, na jornada 29.

O conflito entre o Arouca e a autarquia aparece na pior altura para o clube e para a população local que estaria a esta hora a fazer contas à visita do Benfica, sobretudo, facto que seria inédito e que por certo mobilizaria a sociedade civil e o comércio local. É pena que o jogo tenha de ser deslocado mais de 50 quilómetros – muitas pessoas que gostariam de ir ver, não poderão fazê-lo. Mesmo se o Arouca tem a manutenção praticamente garantida, esta seria uma oportunidade única para muita gente ver o Benfica, ainda por cima num jogo que pode marcar a consagração dos encarnados como campeões nacionais.

Acredito que a direcção do Arouca não esteja muito preocupada: afinal, o litígio com a Câmara constitui uma “oportunidade de negócio”, porque o Municipal de Aveiro vai ter a lotação praticamente esgotada, garantindo uma receita muitas vezes superior àquela que o clube obteria se recebesse o Benfica no seu estádio. 

Como fenómeno de massas, o Futebol passou a ser aquilo que muitos consideram uma indústria. Era uma inevitabilidade, por muito que custe ao adepto comum. Ontem, as direções de clube queriam atrair espetadores aos estádios, para garantir receitas. Hoje, salvo casos muito excepcionais, como a visita de um Benfica a um qualquer Arouca, as receitas são conseguidas através da venda dos jogos à televisão, pouco importando se isso retira espetadores dos estádios. E, no entanto, os espetadores faziam parte do espetáculo, alegravam-no, e pagavam-no. 

Antigamente era assim. Hoje, o papel que é reservado aos espetadores é bem mais passivo e resume-se, quase exclusivamente, ao pagamento de uma mensalidade a canais de televisão por cabo.

Sem comentários:

Enviar um comentário