quinta-feira, 10 de abril de 2014

Em bicos de pés

Um estudo de opinião realizado pela Eurosondagem e publicado na edição de ontem do Diário de Notícias, revela que 42,4 por cento das pessoas considera que o Benfica tem sido a equipa mais beneficiada pelas arbitragens durante a época 2013/14. F.C. Porto, com 31,8 por cento e Sporting, com 10,8 por cento vêm logo a seguir. A soma perfaz um total de 85 por cento de pessoas que julgam terem sido os três grandes os clubes mais beneficiados pelos erros das arbitragens. Se acrescentarmos os 12,9 por cento de pessoas que não sabem ou não responderam à sondagem, o total eleva-se a 97,9 por cento, deixando apenas 2,1 por cento de pessoas que acreditam terem sido outros os clubes beneficiados.

Os números são esmagadores, não deixam dúvidas e confirmam a teoria de que os árbitros, quando erram, favorecem sempre os mais fortes. Mas, do estudo da Eurosondagem, há outras ilações a tirar. A mais interessante de todas, parece-me, tem a ver com a pergunta “Quem tem sido para si o melhor treinador da Liga 2013/14?”. Leonardo Jardim, com 30 por cento de respostas é o treinador mais vezes indicado, seguido de Marco Silva, com 22,3 por cento. Jorge Jesus, treinador do Benfica, que lidera o campeonato confortavelmente, não consegue melhor do que o terceiro lugar, com 20,8 por cento das respostas. Manuel Machado, Nuno Espírito Santo e Luís Castro vêm a seguir, mas já com percentagens abaixo dos dois dígitos.

O facto de o presumível treinador campeão não ser melhor do que terceiro, dá que pensar. Estará o Benfica a tornar-se naquele F.C. Porto onde qualquer “cabo de vassoura” era campeão? A comparação é pouco simpática para Jorge Jesus, sem dúvida um treinador competente. Cremos que os fracos resultados obtidos nesta sondagem têm a ver com o seu comportamento extradesportivo e não tanto com o seu desempenho. O treinador do Benfica gere a sua carreira como muito bem entende, mas não tenho dúvidas que ganharia muito mais (e o próprio clube também) se adotasse uma postura mais humilde e fosse menos vaidoso e fanfarrão.

Jorge Jesus não precisa pôr-se em bicos de pés. Só alguém que não tem tamanho para chegar a algum sítio precisa pôr-se em bicos de pés. Jorge Jesus tem e o seu currículo fala por si.

2 comentários:

  1. "Os números são esmagadores, não deixam dúvidas e confirmam a teoria de que os árbitros, quando erram, favorecem sempre os mais fortes."

    O que a sondagem confirma é que as pessoas pensam isso.

    ResponderEliminar
  2. Caro João Tomaz,

    Muito obrigado pelo seu comentário, que é pertinente e com o qual concordo. De facto, tem razão, aquilo que eu deveria ter escrito é que "a teoria de que os mais fortes são beneficiados sai reforçada".

    Não vou corrigir o post original, mas aqui fica a ressalva com um agradecimento renovado pela chamada de atenção.

    Continue a ler-nos e intervenha sempre que entender.

    ResponderEliminar