segunda-feira, 31 de março de 2014

Difícil de entender

Esta noite, na Sé Patriarcal de Lisboa, é celebrada uma missa em homenagem a todas as personalidades do Futebol português já desaparecidas. O anúncio vem sendo feito na Imprensa e a iniciativa cabe à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) “por ocasião do seu centenário”.

Estranho que num país oficialmente laico, como é o caso de Portugal, a Federação escolha uma manifestação religiosa para celebrar o seu centenário. É certo que muitos portugueses são religiosos mas escapa-me esta associação do Futebol à religião em geral e à Católica em particular – a missa será celebrada por D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa. Considero que a iniciativa é uma falta de respeito pelas personalidades ligadas ao Futebol Português que professam outras religiões, que são agnósticos ou simplesmente ateus. É certo que a maioria dos portugueses é católica, mas não é razão – da mesma forma que não é por o Benfica ter mais adeptos que a Federação iria beneficiá-lo em detrimento de todos os outros clubes.

A minha estranheza aumenta ao consultar a página de internet da FPF. Ontem, não havia rigorosamente nenhuma informação sobre outras atividades para sublinhar a efeméride da fundação. O anúncio oficial do programa completo foi feito hoje, pelo presidente, Fernando Gomes. Ou seja, o anúncio da primeira atividade “oficial” antecedeu o anúncio “oficial” da primeira atividade. Difícil de entender? Não tanto quanto o Futebol português…

Sem comentários:

Enviar um comentário