sábado, 29 de março de 2014

Parecidos, mas pouco

No dia anterior à visita que a Académica fez ao estádio da Luz, o Expresso publicou uma entrevista com o treinador dos estudantes, Sérgio Conceição. Na entrevista, logo de entrada, é feito um paralelo com Jorge Jesus. Recordando que o atual técnico do Benfica foi o primeiro treinador de Sérgio Conceição, quando este chegou a profissional, a jornalista classifica-os de “intensos e explosivos” e diz que ambos se falam quase todas as semanas e que Jesus é um dos raros amigos que Sérgio Conceição mantém no Futebol depois de ter jogado em Itália, Bélgica, Grécia e Kuwait, além de Portugal, claro.

O paralelo entre os dois talvez tenha razão de ser. Ambos vivem apaixonadamente a sua profissão o que faz com que sejam “intensos e explosivos”. Uma coisa, no entanto, parece separá-los: a humildade.

No final do jogo contra o Benfica, Sérgio Conceição, certamente frustrado com a exibição da Académica, que durante 90 minutos foi inofensiva e indefesa, desabafou que “a jogar desta maneira até com o Casa Pia perdíamos”. Quando li as declarações, achei-as deselegantes. A Académica – como certamente muito bem sabe Sérgio Conceição – tem uma longa e estreita ligação com os casapianos, que vem dos tempos de Cândido de Oliveira, um nome histórico para ambos os emblemas. E tal forma que os clubes disputaram, durante anos a fio, a Taça Cândido de Oliveira, em jogo amigável, sempre disputado no estádio de Pina Manique. Para ilustrar o seu desalento, o treinador da Briosa teria feito melhor em escolher um Alguidares-de-Baixo-qualquer ou um Salpicos-da-Beira.

No dia seguinte, Sérgio Conceição pediu desculpas publicamente. A notícia quase passou despercebida, tão pouca importância a Imprensa lhe deu. Mas o facto é que Conceição, honra lhe seja feita, teve a humildade de se penitenciar pelas palavras infelizes que proferiu. Jesus, por seu lado, não deve saber o que significa a palavra “humildade”. Quanto a pedir desculpas, o desconhecimento deve ser ainda maior.

Sem comentários:

Enviar um comentário