quarta-feira, 26 de março de 2014

Certezas e incertezas

Daqui a pouco, o F.C. Porto recebe o Benfica, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. A importância do jogo relega para segundo plano o Rio Ave – Sp. Braga que nos últimos tempos têm andado “picados” devido a questões relacionadas com as arbitragens nos jogos que ambos disputaram para o Campeonato e para a Taça da Liga.

Um encontro entre F.C. Porto e Benfica, no Dragão como na Luz, é sempre de resultado incerto. Claro, o Benfica está, este ano, muito mais forte do que o rival. A equipa joga bem, dá espectáculo e tem elevada “nota artística”, como diz Jorge Jesus. Mas isso não quer dizer que seja favorito, porque isso é coisa que não existe numa eliminatória entre estes dois clubes.

A incerteza do resultado é mais um aliciante do próprio jogo. No Futebol não haverá nunca vencedores antecipados e essa é uma das razões pelas quais a modalidade tem tantos seguidores. Num F.C. Porto – Benfica, será melhor esperar pelo fim do jogo da segunda mão para os adeptos de qualquer dos clubes “deitar foguetes”.

Mas o jogo desta noite tem, também, algumas certezas. É daquelas coisas que, de tão repetida, se pode esperar para hoje e para muito tempo em jogos do F.C. Porto: os insultos dos adeptos portistas às mães dos benfiquistas. E não só a estas, porque eu próprio, que não sou mãe e benfiquista ainda menos, me sinto insultado com os cânticos que ecoam nas bancadas a cada jogo dos azuis e brancos.

Não conheço caso igual em que os adeptos de um clube incentivam os seus jogadores insultando os seus maiores rivais – mesmo quando defrontam outros adversários. É coisa que não entendo e que por isso tenho dificuldade em aceitar. Se eu mandasse – coisa que está longe de acontecer – condenava o clube desses adeptos a jogar à porta fechada e, em caso de reincidência, à perda de pontos. 

Mas, se eu tenho a certeza do que faria, estou menos certo que a Liga de Clubes e a Federação tenham força, já para não falar da vontade, de tornar o Futebol um pouco mais civilizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário