terça-feira, 27 de agosto de 2013

Verdade Desportiva

À 4ª Jornada, o Benfica B ganhou pela primeira vez, no campeonato da II Liga. Foi ontem, em casa, frente ao Portimonense. No final do jogo, o treinador dos algarvios queixou-se da injustiça que permite aos clubes “B” utilizarem jogadores do respectivo plantel principal. Tem toda a razão Lázaro Oliveira, como já aqui o escrevemos. E aqui E aqui também. No jogo de ontem, por exemplo, André Gomes, Jardel, Melgarejo e Steven Vitória, que pertencem ao plantel principal dos encarnados, ajudaram o “B” a vencer. 

Diz Lázaro Oliveira, citado no Record, que “o Benfica pode apresentar um onze diferente todas as semanas”, vantagem que as outras equipas, como o Portimonense, não têm. Poderia pensar-se que era apenas o desabafo de alguém que acaba de perder um jogo, mas os números confirmam as palavras do treinador: na edição do ano passado, as equipas B utilizaram muito mais jogadores do que as outras. Benfica (42 jogadores utilizados), Braga (42), F.C. Porto (30), Marítimo (43), Sporting (44) e Vit. Guimarães (41), dispuseram de mais opções do que os adversários. Entre as equipas “não-B”, o Feirense foi aquela que utilizou mais jogadores (32) e o Santa Clara a que utilizou menos (24, apenas).

Ainda bem que Lázaro Oliveira tem a coragem para denunciar esta situação. Trata-se de um treinador respeitado, com currículo. Seria bom que não deixasse morrer o assunto, sob pena de pensar-se que a sua opinião foi ditada apenas por um resultado negativo. Espero que os dirigentes do Portimonense apoiem as declarações do treinador e que haja outras vozes que se levantem contra um campeonato que é de facto injusto.

Enquanto blogue, aqui estaremos para continuar também a emitir opiniões que são as de um “simples adepto” de Futebol, de Verdade Desportiva e, afinal, de Justiça.

Sem comentários:

Enviar um comentário