quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Questão de perspetiva

Com a colaboração do ex-árbitro internacional Joaquim Campos, um dos melhores de sempre em Portugal, ao nível de António Garrido, Vítor Pereira ou Pedro Proença, entre outros, o Record publica semanalmente uma análise ao desempenho dos árbitros em jogos da I Liga.

Na edição de hoje, o jornal analisa a jornada inaugural do campeonato e soma as notas atribuídas aos árbitros pelo Record, A Bola, Correio da Manhã e Rádio Renascença. Estabelece assim uma classificação segundo a qual Pedro Proença teve o melhor desempenho (no Gil Vicente – Académica) e Olegário Benquerença o pior (no Vit. Guimarães – Olhanense).

Para justificar a pior classificação de Benquerença, há esta pérola: “(…) este internacional até realizou um bom trabalho em Guimarães. Ficaram apenas dúvidas no lance em que o Olhanense pediu grande penalidade. Ficou no ar a questão da intenção de jogar a bola com o braço por parte de Moreno. E o leiriense [Olegário Benquerença] parece ter sido prejudicado pela sua decisão”.

É uma forma de ver as coisas. Pela minha parte, se o árbitro não marcou um penalti que existiu, o prejudicado foi o Olhanense. Ou não?

2 comentários:

  1. (Por motivos que nos ultrapassam, o nosso leitor Luís Almeida não pôde, ontem, deixar aqui o seu comentário, que nos fez fez chegar por meio alternativo e que transcrevemos com o nosso pedido de desculpas).

    Como tu dizes, é mesmo uma questão de perspectiva. Ainda assim, a meu ver, o árbitro sai prejudicado na sua nota e, a médio prazo, na sua carreira. É um erro grave e baixa imenso a nota dada pelo observador.
    Já o olhanense sai prejudicado, pois não teve acesso à melhor oportunidade de marcar um golo.
    Uma vez mais, grande blogue, grandes opiniões, continua assim"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo bem. Naturalmente que o árbitro (e a sua carreira) fica prejudicado. Mas fica, ainda assim, por erro próprio. Já nem falo de incompetência. No imediato, quem ficou mais prejudicado foi o Olhão. Obrigado. Comenta sempre que tiveres oportunidade e te apetecer.

      Eliminar