segunda-feira, 29 de abril de 2013

É disto que o meu povo gosta!

É disto que o meu povo gosta! A frase, que o saudoso Jorge Perestrelo gritava a plenos pulmões a cada vez que relatava um golo, bem pode aplicar-se num sentido mais lato: o povo gosta de Futebol e ama os seus clubes. É verdade que os dirigentes – Federação, Liga, Clubes – geriram mal o desenvolvimento da modalidade e a mudança de hábitos de vida da Sociedade, mas se dúvidas havia quanto à paixão do povo pela bola, elas terão sido desfeitas ontem, em quatro palcos.

Em Chaves, onde o Desportivo local disputava com o Ribeirão o acesso à II Liga, o Estádio Engº Branco Teixeira foi pequeno para receber tanta gente. Um banho de multidão, diz a imprensa de hoje. Em Viseu, houve festa no Estádio do Fontelo. O Académico, que no fim-de-semana anterior havia conquistado a subida, fez da última partida o jogo de consagração e recebeu o Anadia apoiado por sete mil espetadores, segundo rezam as crónicas. No Algarve, o Sp. Farense também subiu, porque bateu a Un. Leiria num desafio a que assistiram 14 mil pessoas. Finalmente, em Coimbra, Académica e Moreirense, que lutam por não descer, jogaram perante quase 13 mil pessoas.

Durante muito tempo inventaram-se desculpas para justificar o afastamento do público dos jogos de futebol. Ele era a televisão, ele era o desconforto e a insegurança dos estádios, ele era a má qualidade de jogo praticado. E ele era, finalmente, o preço dos bilhetes.

A todas essas razões eu acrescento mais duas: a mobilidade das pessoas e a oferta, mais alargada hoje de que antes. Hoje há muito para fazer, desde ir ao cinema até dar um passeio, porque toda a gente tem carro e as vias de comunicação levam-nos facilmente a qualquer lado. E os centros comerciais, que não existiam antigamente, atraem muita gente, mesmo que seja apenas para ver as montras.

Mas a razão fundamental, em minha opinião, é o preço dos bilhetes, aquilo em que os dirigentes podem “mexer” mais facilmente. Ponham os bilhetes mais baratos, como aconteceu ontem naqueles jogos e vão ver como os estádios voltam a encher, porque é de Futebol que o meu povo gosta.

Sem comentários:

Enviar um comentário