segunda-feira, 27 de maio de 2013

O grande e os pequeninos

Perder é mau. Ter mau perder é pior. Em menos de 15 dias, o Benfica perdeu tudo: Campeonato, para o F.C. Porto; Liga Europa, para o Chelsea; Taça de Portugal, para o Vit. Guimarães. A Taça da Liga, única competição que os encarnados ganharam com regularidade nos últimos anos, já tinha sido perdida antes, em finais de fevereiro, contra o Sp. Braga.

De repente, a época de sonho de que tantos benfiquistas falaram durante tanto tempo, esfumou-se. E a equipa, que os adeptos receberam com aplausos depois de perder no Dragão e em Amesterdão, que ontem foi apoiada durante quase todo o jogo, acabou por ser assobiada, os jogadores e treinador insultados e vítimas de tentativas de agressão. De repente, a época de sonho acabou em pesadelo.

“Aconteça o que acontecer, a nossa época será sempre brilhante”, disse Jorge Jesus antes do jogo com o F.C. Porto. Que dirá ele agora? Que dirão os responsáveis encarnados que embarcaram alegremente em festejos que – vê-se agora, mas era previsível há muito – pecaram por extemporâneos e demonstraram uma evidente falta de respeito para com os adversários?

O Benfica, todos o sabemos, é uma grande instituição, o clube português com maior número de adeptos, mas merece melhor do que um treinador fanfarrão e dirigentes que dão constantes provas de falta de educação e total ausência de desportivismo.

Não se ouviu ninguém do Benfica felicitar o F.C. Porto por ter sido melhor no campeonato da Liga; não se ouviu ninguém dar os parabéns ao Vit. Guimarães por ter ganho bem; pior do que isso, a equipa do Benfica abandonou o relvado do Jamor imediatamente após ter recebido as medalhas de finalista vencido, quando a tradição – e a educação e o fair play – aponta no sentido de o vencido cumprimentar o vencedor. Só faltou apagarem a luz e ligarem o sistema de rega.

O Benfica é grande, mas há benfiquistas que são muito pequeninos.

5 comentários:

  1. Bom artigo e boa análise. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. CLAP CLAP CLAP!

    Subscrevo tudo a 1000%

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sloct,

      Obrigado pelo seu comentário. Mil por cento? Não será demais?...

      Eliminar
    2. AHAHAHAH! Realmente o correto seria 100%, mas a burrice informática fez o resto....

      Eliminar