terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Os melhores portugueses de 2013


Será fácil eleger o ciclista Rui Costa e o futebolista Cristiano Ronaldo como desportistas portugueses do ano. Escolher apenas um de entre eles é que será mais complicado…

Da mesma maneira que já aqui assumi por diversas vezes não ser um admirador entusiasta de Cristiano Ronaldo, será da mais elementar justiça pensar no madeirense como o melhor futebolista do Mundo em 2013. Os mais críticos poderão dizer que o internacional português beneficiou da prolongada lesão de Lionel Messi, seu arqui-rival na liga espanhola e em todo o mundo. Sinceramente, acho que devemos dar mais crédito ao CR7. Marcou 67 golos ao longo do ano e, sobretudo, demarcou-se ao serviço da Seleção de Portugal, uma pecha que muita gente lhe apontou durante muito tempo. Quanto a Messi, o português não tem culpa do infortúnio do argentino e Ribéry, francamente, não é deste campeonato.

No ciclismo, Rui Costa fez muito mais do que dar pretexto a piadas de mau gosto de presidentes de clube sobre o seu homónimo benfiquista. O português venceu duas etapas da Volta a França, coisa que, antes disso, apenas Joaquim Agostinho tinha conseguido. O malogrado ciclista vê agora ser-lhe disputado o título de melhor português de sempre porque, além das duas vitórias no Tour, Rui Costa sagrou-se também Campeão Mundial de estrada, um feito absolutamente inédito.

Os desempenho de Cristiano Ronaldo e de Rui Costa aumentam as nossas expetativas para 2014. Se do futebolista não se espera outra coisa que não seja que carregue às costas a Seleção de Portugal no Mundial do Brasil e a conduza o mais longe possível, do ciclista dificilmente se poderá esperar mais do que ele já mostrou. Pela nossa parte ficaríamos muito satisfeitos se ele pudesse “apenas” repetir o que já fez.

Sem comentários:

Enviar um comentário