segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Exemplo de dedicação

Os mais velhos do que eu lembrarão Maló como o grande guarda-redes da Académica. Outros, ainda mais velhos, falarão de Capela. Ramin, Brassard ou Melo são outros nomes que poderiam vir à baila quando se fala de grandes nomes que defenderam a baliza da Briosa. Nos tempos mais recentes foi Pedro Roma quem imperou entre os postes. O guarda-redes com mais jogos disputados pela equipa de Coimbra esteve ligado a bons momentos – como subidas de divisão – a outros menos bons, com duas descidas à Liga da Honra. Pelo meio ficaram centenas de defesas, muitos pontos ganhos, alguns frangos. É inevitável. Mas, para mim, Pedro Roma é a maior referência da história recente da Académica.

Hoje,o zerozero.pt apresenta uma entrevista com o antigo guarda-redes, que salienta que "a minha maior defesa foi terminar a licenciatura como jogador da Académica". Pedro Roma explica que sentiu a responsabilidade de incutir nos mais novos o significado de "ser da Académica".

No Futebol de hoje, poucos são os jogadores que, como Pedro Roma, passam (quase) toda a carreira no mesmo clube. Há uma dedicação e uma lealdade ao clube do coração que se perderam e de que Pedro Roma é um dos últimos exemplos. Como Hélio também o é, relativamente ao Vit. Setúbal, por exemplo.

O regresso de Nuno Piloto à Académica, assinalou-se aqui pela importância de que pode revestir-se não apenas do ponto de vista desportivo e competitivo mas também, e sobretudo, do ponto de vista da missão de transmitir às novas gerações a mística académica. A entrevista de Pedro Roma ao zerozero.pt permite-nos reforçar a importância que damos a esta questão.

Sem comentários:

Enviar um comentário