segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Até ao fim!

No seu primeiro jogo em Coimbra, depois de se ter estreado com uma derrota em Braga, eu estava na linha da frente para lhe desejar felicidades: “- Bem-vindo a casa, Mister!”, gritei-lhe quando ele entrava para os balneários antes da partida com o Moreirense, no ano passado.

Confesso que tive dificuldade em acreditar que Sérgio Conceição voltasse a Coimbra e à “sua” Académica enquanto José Eduardo Simões fosse presidente do clube. Ainda bem que voltou. Ganhou aquele jogo com o Moreirense e a equipa manteve-se na I Liga quando já poucos acreditavam.

Agora, a Académica está em último lugar, com oito pontos, e encerra esta noite, contra o Olhanense, o primeiro terço da época. A temporada não tem corrido bem, exceção feita para a carreira na Taça de Portugal. No Campeonato – já para não falar da Taça da Liga – é que as coisas não têm corrido de feição.

Mas: como ganhar jogos se não há quem marque golos? A Briosa tem o pior ataque dos últimos anos. No defeso, Sérgio Conceição perdeu Edinho (13 golos no ano passado) Salim Cissé (seis) e Wilson Eduardo (seis, também). Estes jogadores representaram mais de 75 por cento dos golos marcados pela equipa.

Compreensão, portanto, para as dificuldades que o treinador necessariamente sente na construção de um ataque acutilante. Antes, no entanto, e acima de tudo, admiração e apreço por alguém que sente a Académica como Sérgio Conceição sente. Um treinador que sofre pelo seu clube e que chora (escrevi “chora” sem aspas) pela Académica será sempre o meu treinador.

Por isso não tenho dúvidas: por mim, é Sérgio Conceição até ao fim.

4 comentários:

  1. Arrisco a dizer, mesmo antes do jogo de hoje: fiquem lá com ele, sim! ahahah

    ResponderEliminar
  2. Melga Mike,

    Obrigado pelo seu comentário. Há alguma ironia nas suas palavras? O meu comentário não a tem. Feliz do clube que tem um dos seus a treiná-lo e que sente o mesmo que os adeptos que sofrem na bancada. Em Coimbra, o útimo que tinha havido já foi há uns anos e, depois de um final de época a fazer milagres, foi despedido no dia em que tinha ido comprar lugares cativos para oferecer como prenda de Natal...
    O Futebol é ingrato? Algumas pessoas no Futebol são-no, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  3. TT, havia ironia, havia. Carradas dela. Ontem ficou confirmado que estão ali, neste momento, duas das piores equipas da Liga, e que provavelmente conseguem fazer mais e melhor com o que têm. O sérgio surpreendeu-me pela positiva no primeiro meio ano que esteve em Olhão, mas agora vejo que era difícil fazer pior, só podia melhorar, não só pelo valor dele como também pelo "efeito chicotada".

    Depois iniciou a época seguinte e deixou um bocado a desejar. Isto é um filme que já vi várias vezes com outros treinadores e equipas. E cheira-me que em Coimbra vai ser igual. Até espero que não, pois simpatizo com a Briosa. Mas na luta pela manutenção não me posso dar ao luxo de ter simpatias, eheheh

    ResponderEliminar
  4. MM,

    Não concordo consigo quando "mete no mesmo saco" Olhanense e Académica quanto ao jogo de ontem. Houve uma equipa que mereceu ganhar porque fez pela vida e outra que não fez nada e que não merecia outra coisa que não a derrota e um Ricardo em grande no último segundo. Ontem, pelo menos, mostrou que usa um estádio demasiado grande para tão pouco público e tão pouco futebol.

    Também não concordo quando diz que era difícil fazer pior do que o SC fez no ano passado em Olhão e recordo-me do que veio a seguir. O MM já não se lembra?

    Espero que se engane na questão do cheiro, até porque não é de Faro... Quanto a simpatias, não acho que seja um luxo tê-las. Eu sou 100 por cento da Académica, mas, do que resta, também "torço" um bocadinho pelo seu clube e espero que suba um bocadinho, com o PA. Descer mais é que não, senão ainda vai parar a Marrocos... E desejo que o clube seja devolvido ao sócios e que volte ao José Arcanjo.

    Abraço.

    ResponderEliminar